O QUE FAZER QUANDO OS FREIOS FALHAM?

Imagine só a seguinte situação: você está atrasado (a) para o seu trabalho, pega o carro e durante o trajeto, de repente, os freios do seu automóvel falham, assim do nada.


O que você faria numa situação dessas?

Institivamente a sua primeira atitude é entrar em pânico, por isso é preciso ter muitaaa calma nessa hora! 

Uma atitude bem comum do motorista é pisar com força no pedal para tentar acionar o freio novamente. Se isso não der certo, esqueça do pedal do freio, pense sempre na solução, que é reduzir a aceleração do seu carro aproveitando o freio do motor. 

Nosso conselho é que você vá reduzindo as marchas do veículo, para que ele desacelere. Ao chegar na primeira marcha, o automóvel estará mais lento, será então, o momento ideal para você pensar em uma estratégia para parar o veículo definitivamente.  

Com isso, haverá uma hora que não terá mais marchas para diminuir e o automóvel continua andando. A partir de então, você poderá acionar o freio de mão ou esperar o carro ir perdendo velocidade, até parar por meio do atrito do asfalto, de um canteiro na calçada ou um barranco no canto da pista. 

Lembre-se de puxar o freio de mão de maneira gradativa. Não acione a alavanca de maneira abrupta e com força, pois se fizer isso com o carro em alta velocidade, ele poderá dar um “cavalo de pau” e acontecer um grave acidente. Apenas acione o freio de mão caso o veículo estiver circulando pelo perímetro urbano e em baixa velocidade. 

A gente sabe que explicando dessa maneira possa parecer complicado. A sensação que dá é que tudo vai dar errado, que é preciso de muito espaço para parar o carro sem freio ou que você vai atingir um poste, uma árvore. No entanto, tudo dependerá da velocidade que você estará circulando. Esse é um bom motivo para você sempre respeitar o limite de velocidade das vias. 

Como o freio é um item de segurança importantíssimo, o ideal é que você não transite com o veículo enquanto ele não for avaliado e consertado. 

Para que isso não aconteça e que você tenha sempre a manutenção dos freios em dia, agende um checkup de freio com os profissionais especializados da Divence Auto Center & Pneus. 

Visite nossas redes sociais, FacebookInstagram e fique ligado(a) nas nossas promoções!

Telefone/WhatsApp: (45) 3122-8790 

Fonte: UOL