6 DICAS PARA VOCÊ PEGAR A ESTRADA TRANQUILO!

Ahhhh! Pegar a estrada é tudo de bom, não é mesmo!? Aquele gosto de aventura, o ventinho entrando pelas janelas do carro, os lanches de viagem... Nós, da Divence, adoramos esse tipo de programa. Mas, nem tudo são flores. Sem os cuidados necessários esse sonho pode virar um ‘baita’ pesadelo!

Para evitar que isso aconteça, devemos estar sempre atentos a alguns itens que são de extrema importância para todo carro, ainda mais tratando-se de uma viagem, seja ela curta ou longa. E hoje, vamos te mostrar quais são esses itens, para que você aprenda o que verificar antes de uma viagem, assim você poderá aproveitar ao máximo a experiência sem ficar com aqueeela pulga atrás da orelha, dê uma olhadinha!

 

1 - VERIFIQUE O ÓLEO DO MOTOR E DA CAIXA DE TRANSMISSÃO

O óleo de motor, como diz o nome, serve para lubrificar as peças do motor do carro, e o óleo da transmissão, serve para lubrificar a caixa de engrenagens do câmbio do carro. Caso o nível e a validade destes óleos não estejam dentro dos padrões, sérios danos podem ocorrer ao veículo e fazer com que ele não possa mais rodar. Imagine só isso no meio de uma viagem! Nunca deixe de verificar os níveis de óleo antes de pegar a estrada, pois você pode ter certeza que qualquer problema causado por falta de óleo dará uma baita dor de cabeça!


2 - VERIFIQUE O ESTADO DA BATERIA

Quem já precisou ligar o carro e, ao girar a chave, nada aconteceu, sabe a falta que uma bateria faz. Temos certeza que você não vai querer que seu carro "morra" no meio da estrada, certo? Então não deixe esse item de fora da sua verificação. Basta usar um voltímetro para medir a tensão da bateria antes de pegar a estrada.


3 - VERIFIQUE A ÁGUA DO RADIADOR

Como muitos imaginam, a água do radiador serve para manter o motor do carro "frio", pois caso os componentes do motor esquentem demais, existe um sério risco de que as peças de metal se fundam, ou seja, esquentam tanto que derretem e 'grudam' umas nas outras, daí vem o termo "fundir o motor". Para verificar é muito simples, basta abrir a tampa do radiador COM O MOTOR FRIO e verificar se o nível da água está entre o mínimo e o máximo indicado no radiador, caso esteja próximo do mínimo, complete com água e aditivo na proporção indicada pelo fabricante até chegar no nível ideal.


4 - VERIFIQUE A CONDIÇÃO DOS PNEUS

Os pneus são a base de contato do carro com a estrada, caso seus pneus estejam em más condições, você terá muito menos aderência com o asfalto e correrá sério risco de rodar com o veículo ao atingir velocidades maiores, principalmente se estiver rodando na chuva, pois com os pneus carecas a chance de uma temida aquaplanagem são muito maiores. Nunca esqueça de verificar se o estepe do carro também está em boas condições. JAMAIS SAIA PARA VIAJAR COM OS PNEUS CARECAS!!


5 - VERIFIQUE OS FARÓIS E LUZES

Sempre verifique se não existe nenhum farol ou luz queimada no carro antes de sair. Meia luz, luz baixa, luz alta, luz de freio, piscas, luzes de posição e faróis de milha/neblina. Todos são muito importantes para a sinalização nas estradas e não devem ser negligenciados, pois podem ser motivo de sérios acidentes. Fora que além de causar acidentes, você pode levar uma multa por rodar com faróis queimados, e aquele dinheiro que você planejava usar na sua viagem vai direto para o ralo!


6 - VERIFIQUE A SINALIZAÇÃO E ACESSÓRIOS

Só quem já precisou trocar um pneu e não tinha macaco ou chave de roda sabe o aperto que passou. Verifique sempre se possui todos os itens necessários para a manutenção básica do veículo como chaves e macaco. Verifique também se possui o triângulo no veículo, este item é importantíssimo para sinalizar que você está parado na via por algum problema e é uma precaução que evita acidentes e até tragédias.


Seguindo essas 6 dicas. Pode ter certeza que você vai pegar a estrada de consciência limpa, e sua única preocupação será em aproveitar ao máximo o seu passeio com a sua família e/ou amigos! Aqui na Divence, você encontra tudo o que precisa para revisar o seu carro antes de viajar, então se você está pensando em pegar a estrada, venha no lugar certo!

Acompanhe o nosso blog e nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para receber mais dicas e aproveitar nossas promoções!