6 DICAS PARA VOCÊ PEGAR A ESTRADA TRANQUILO!

1- Verifique o óleo de motor e da caixa de transmissão: o óleo de motor, como diz o nome, serve para lubrificar as peças do motor do carro, e o óleo da transmissão, serve para lubrificar a caixa de engrenagens do câmbio do carro. Caso o nível e validade destes óleos sejam negligenciados, sérios danos podem ocorrer ao veículo. Imagine só isso no meio de uma viagem! Para verificar é muito simples, basta encontrar a vareta dos respectivos óleos e retirá-la, verificando se o nível está entre o mínimo e o máximo indicado na vareta. Lembrando que caso esteja muito próximo do nível mínimo indicado, é ideal que você coloque mais óleo no motor. Após essa verificação basta coloque a vareta novamente no lugar.


2- Verifique o estado da bateria: quem já precisou ligar o carro e, ao girar a chave, nada aconteceu, sabe a falta que uma bateria faz. Temos certeza que você não vai querer que seu carro "morra" no meio da estrada, então não deixe esse item de fora da sua verificação. Basta usar um voltímetro para medir a tensão da bateria antes de pegar a estrada.


3- Verifique a água do radiador: como muitos imaginam, a água do radiador serve para manter o motor do carro "frio", pois caso os componentes do motor esquentem demais, existe um sério risco de que as peças de metal se fundam, daí o termo "fundir o motor".  Para verificar é muito simples, basta abrir a tampa do radiador COM O MOTOR FRIO e verificar se o nível da água está entre o mínimo e o máximo indicado no radiador, caso esteja próximo do mínimo, complete com água até chegar no nível ideal.


4- Verifique a condição dos pneus: os pneus são a base de contato do carro com a estrada, caso seus pneus estejam em más condições, você terá muito menos aderência com o asfalto e correrá sério risco de rodar com o veículo ao atingir velocidades maiores. Nunca esqueça de verificar se o estepe do carro também está em boas condições. JAMAIS SAIA PARA VIAJAR COM OS PNEUS CARECAS!!


5- Verifique os faróis e luzes: sempre verifique se não existe nenhum farol ou luz queimada no carro antes de sair. Meia luz, luz baixa, luz alta, luz de freio, piscas, luzes de posição e faróis de milha/neblina. Todos são muito importantes para a sinalização nas estradas e não devem ser negligenciados, pois podem ser motivo de sérios acidentes.


6- Sinalização e acessórios: só quem já precisou trocar um pneu e não tinha macaco ou chave sabe o aperto que passou. Verifique sempre se possui todos os itens necessários para a manutenção básica do veículo como chaves e macaco. Verifique também se possui o triângulo no veículo, este item é importantíssimo para sinalizar que você está parado na via por algum problema e é uma precaução que evita acidentes e até tragédias.